domingo, 30 de novembro de 2008

Frescura ou funcional?


A Roca apresenta seu Assento-Bidê Luxline,
expressão máxima de luxo nas tendências para o segmento de produtos para Shower Toilet. Pode ser usado para as linhas Veranda, Geórgia e América, facilitando a higiene mais íntima através de suas funções de limpeza.
Dispõe de aquecimento do assento com opção de temperaturas, sensor de assento ocupado e queda amortecida da tampa e do assento. Nas funções de limpeza e secagem, conta com bicos de autolimpeza e seleção de jatos para diferentes áreas íntimas, regulagem de temperatura da água e seleção de temperatura do ar para a secagem.
Para a instalação, requer apenas um ponto de energia elétrica 220 v, pois a alimentação da água é a mesma direcionada para a caixa de acoplar.
A Roca, líder mundial em produtos para salas de banho, fundada em 1917 na cidade de Barcelona (Espanha), conta com 65 fábricas em 20 países, sendo quatro fábricas de louças sanitárias e duas de revestimentos cerâmicos situadas no Brasil.
Frescura ? Até bem pouco tempo atrás, eu até acharia . Mas ultimamente ...um desse está me fazendo falta...

sábado, 29 de novembro de 2008

Boa notícia, enfim!


A coisa estava pesada por aqui...mil e -mails e telefonemas de amigos sobre a catástrofe na minha Santa e Bela Catarina , que amo tanto. E isso afetou tudo, até minha sempre forte vontade de escrever.
Se pelo menos parasse de chover...
Mas hoje estou inteira, viva, e trazendo uma boa notícia: 19 brasileiros foram premiados pelo iF Product Design Award 2009, principal prêmio europeu de design. Todos contaram com o apoio do Programa Design & Excellence Brazil (DEBrazil), coordenado pelo maravilhoso Centro de Design Paraná, para participar do prêmio.
E aparecem nomes conhecidos meus, como o escritorio Design Inverso, de Joinville, Sc, que já esteve mostrando seu trabalho na www.revestir.com.br.
Mas fiquei mesmo fascinada pela criatividade de alguns (veja em Fique por Dentro da Revestir.com , que vai ao ar neste domingo). É o caso da Desfia Coco, do Paraná, que criou a fruteira Centopéia. Inspirada na natureza, a fruteira destaca-se como uma peça de design que permite inúmeras possibilidades de formato. O desenho da peça permite utilizá-la dos dois lados, comportando tanto frutas grandes quanto pequenas. O produto foi desenvolvido com materiais 100% recicláveis, à base de fibras naturais de coco, cana e madeira.
É ou não é para levantar qualquer baixo astral???
E lembrar uma frase clássica do sábio Guimarães Rosa: " A felicidade está em pequenas horinhas de descuido..."

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Moulage no Orbitato


Moulage e Modelagem é tema de Oficina no Orbitato, dias 30 de novembro e 01 de dezembro. Moulage é uma técnica francesa de modelagem tridimensional, onde cria-se diretamente nos manequins, dando origem a roupas com acabamento e caimento perfeitos. Diferentemente do que se pensa, a moulage é uma técnica aplicável à malha e à indústria, útil para peças estruturadas e alfaiataria.
Quem comanda a oficina é Ana Lucia Niepcern, arquiteta formada pela FAUS em 1980 e modelista paralelamente. Desde 1987 atua como professora de modelagem nos cursos de moda das faculdades Anhembi-Morumbi, Santa Marcelina, FAAP e SENAC SP, SENAI SP e IED. É Também consultora de desenvolvimento de produto e especialista na área de Moulage – pesquisa e dimensionamento de formas desde 1984 em São Paulo e outros estados. Assessorou grandes como Forum, Triton, Disritmia,C&A, grupo Pão de Açúcar. Consultora da ABIIT, participou da Semana de Moda de Caruaru (Pernambuco), ministrando a palestra: “A escolha da Modelagem certa para o Produto certo”.
Sua idéia é transformar essas “telas de moulage” em modelagens planificadas (bidimensional) para utilização das mesmas industrialmente é o objetivo principal da oficina.
Curso para apenas 12 participantes, a ser ministrado na sede do Orbitato - Instituto de Arquitetura Moda e Design, na Rua 21 de Janeiro, 2150, Centro - Pomerode, Parque de Eventos.
Mais informações podem ser obtidas no site: www.orbitato.com.br
ou pelos telefones: 47 3395 1722 / 47 9135 5854

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Sai Prêmio MCB!!!

Saiu o resultado do 22º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira. Muita coisa boa por ai, que vamos mostrar neste final de semana, na íntegra, para quem visitar a www.revestir.com.br.
A premiação e abertura da exposição será em 2 de dezembro, e a visitação de 3 de dezembro a 18 de janeiro. Com certeza, imperdível! Contempla de mobiliário a utensilios, sem esquecer têxteis, design gráfico e obras escritas.
Muita gente boa - e já vista na Revestir.com - como Heloísa Crocco, Sérgio Faher e Ricardo Bardall, que vai nos mandar uma matéria exclusiva sobre sustentabilidade.
É o resultado de uma seleção feita pelo júri entre 555 inscritos, número 40% maior que no ano anterior. Foram contemplados 18 produtos com premiações, que revelam os caminhos do design brasileiro com importantes avanços tecnológicos e resgates do artesanato.
Os critérios utilizados pelo júri foram os que sempre nortearam a premiação mais conceituada do design brasileiro, agora formalizados nos quesitos de originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, qualidade e segurança, e proteção ambiental.
Na imagem, a Namoradeira Xaveco (Categoria Protótipo Mobiliário com Menção honrosa ), do catarinense Ricardo Barddal. Como ele mesmo descreve, " feita para conversar mais, ouvir mais uns aos outros, olhar mais nos olhos enquanto falam. Resgata o espírito do tempo que passa mais arrastado, do esquecer das horas por causa daquele “dedo de prosa”, e que talvez seja, por sua essência e sensualidade, a peça de mobiliário que melhor traduza o autêntico jeito brasileiro de ser e estar".
Concordo e aplaudo!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Faxina geral!!!

Em pleno inferno astral (faço aniversário no Dia do Palhaço, ui!) fiquei devendo mil novidades para vocês. Mas hoje só quero dar uma dica: final de mais um ano chegando , dê uma geral em suas gavetas - de roupas, documentos e sentimentos - e só deixe lá o que é necessário, usável, imprescindível,
que acrescente alguma coisa positiva em sua vida.
Se não, jogue fora...pura energia estagnada....

sábado, 22 de novembro de 2008

Rudnick na rota do Biomóvel

Ciente da necessidade de preservação do meio ambiente, a catarinense Rudnick é uma das empresas participantes do projeto Biomóvel, o qual introduz uma nova cultura na produção de móveis, baseada nos conceitos de sustentabilidade.
Para este projeto, lança a Linha Essência, composta por home theater (foto) , sala de jantar e linha de decoração. A agregação de valor com a utilização de madeiras renováveis, de alta resistência e durabilidade, MDF com baixa emissão de formaldeído e acabamento com produtos ecologicamente corretos, são características desta linha.
Conheça mais sobre o projeto Biomóvel acessando:
www.biomovel.com.br.
Trata-se de uma nova cultura na produção de móveis, baseada nos conceitos de sustentabilidade, em que as indústrias ajustam seus processos de produção para fabricar um móvel que, além de atender a todos os requisitos de qualidade e bom gosto, é também "ecologicamente correto". Essa inciativa se dá na região do Planalto Norte de Santa Catarina, onde se destacam os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, grandes produtores do setor mobiliário no Brasil. Louvável.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Tony de Marco no Orbitato

Fotografia com “qualquer máquina”
É tema de oficina no Orbitato


Graças à tecnologia, fotografar ficou mais fácil, porém, fazer boas fotos continua sendo bem difícil. Para trabalhar sobre este tema o Orbitato – Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design - recebe nos dias 05 e 06 de dezembro, o fotógrafo, artista plástico e type designer Tony de Marco, que ganha o mundo pela qualidade do seu trabalho e pela maneira ímpar com que utiliza os recursos oferecidos pela tecnologia.
Tony de Marco desenha no computador desde 1989. Editou a Mac Mania e atualmente edita a Tupigrafia, a revista referência do Brasil sobre tipografia e já recebeu diversos prêmios pelas fontes que criou. Como fotógrafo, seu ensaio "São Paulo No Logo" foi exposto no Museu do Design de Londres (2008); Cassino, Espaço de Arte Contemporânea de Luxemburgo (2008) e Galeria Pop/Rojo artspace, em São Paulo (2008). Suas fotos foram capa de revistas, jornais e calendários em todo o planeta, aparecendo em documentários e vinhetas da MTV.
A oficina Fotografia com “qualquer máquina” é direcionada a todas as pessoas que tenham em mãos uma máquina digital e que tem interesse em exercitar a relação com o olhar; além de fotógrafos com interesse em trocar experiências e observar a fotografia pelo viés prático e cotidiano. A idéia central é afiar o olhar, descobrir interesses, aprender com a luz e desvendar interfaces. Nada sobre ISO, equipamentos de luz, lentes ou filtros. Tudo sobre linguagem, enquadramento, luz natural, corte, internet e outros truques tecnológicos.
A oficina tem carga horária de 20 horas (incluindo fotos noturnas) e acontece nos dias 05 e 06 de dezembro, na sede do Orbitato, na Rua 21 de Janeiro, 2150, Centro - Pomerode, Parque de Eventos.
O investimento é de R$ 320,00 evale cada centavo!!!
Mais informações www.orbitato.com.br ou pelo e-mail orbitato@orbitato.com.br.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Loiras no poder!!!

Quer saber?
Amei a experiência da palestra na Faculdade Bardall de Florianópolis, à convite de minha amiga Dulce ( na foto, ao meu lado direito) - arquiteta e coordenadora dos cursos de Arquitetura e Design. Falei sobre as tendências e como elas passeiam pelas modas.
Se foi bom, não sei, acredito que sim: auditório cheio e interessado...
Mas de uma coisa estou certa: a mulherada tá tomando conta do mundo! São diretoras de faculdades, coordenadoras de revistas, de cursos superiores, professoras de responsa, mandam nos centros acadêmicos!!! Na foto, as loiras da noite..."eles" que se cuidem, kkk.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Lâmina Ecológica da Duratex

Duratex lança linha Natural para suas Lâminas Ecológicas:
a nova geração de painéis de madeira certificada

Depois do MDF e do MDP, agora é a vez da Duratex lançar a LE (Lâmina Ecológica) , que vai passar a fazer parte do repertório dos profissionais que trabalham com painéis de madeira certificada para a fabricação e comercialização de móveis residenciais e comerciais.
Vão encontrar na Linha Natural um novo conceito de produto, que utiliza tecnologias de última geração, as quais reproduzem com fidelidade as madeiras nativas. Aspectos naturais como os veios e nós são ressaltados através das tonalidades, desenhos e do efeito ótico que ilustra as texturas da madeira.

A LE estará disponível em MaDePlac LE (MDP) e MaDeFibra LE (MDF), a partir de novembro de 2008.
Para marcar o lançamento dos produtos a empresa desenvolveu cinco (5) padrões madeirados: Carvalho Belize; Carvalho Grano; Nogueira Dakota; Nogueira Arena e Wenge Marcato.
Os padrões da nova linha permitem a composição com as chapas finas da linha Duraplac, que são ideais para aplicação em fundos de armários e gavetas. Essa combinação potencializa os resultados na composição final do custo e valoriza o resultado final do produto.
Enfim, tudo de bom!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Corian trasnlúcido

A DuPont lança, no Brasil, a mais recente versão da superfície sólida DuPont™ Corian®, o Corian® translúcido - já bem explorado na exposição Missoni Loves Corian (f0to acima), mas agora na cor Glacier Ice. Inspirada na luz, um componente essencial nos espaços contemporâneos, quando iluminada por atrás, essa nova cor de Corian® permite a passagem de muito mais luz que as outras cores já conhecidas.
Combinando as várias dimensões da luz com um material que pode ser curvado, texturizado, recortado e emendado sem juntas aparentes, arquitetos e designers têm, agora, a possibilidade de criar ambientes sensoriais ainda mais criativos e impressionantes.
Assim como as demais cores de Corian®, a nova cor Glacier Ice pode ser usada em tampos, lavatórios de banheiros, portas de armários, revestimentos, luminárias, móveis, objetos decorativos, áreas externas e onde mais a imaginação criativa propuser um efeito luminoso elegante e totalmente novo.


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Falando em Tendências

Hoje tenho a palestra na Faculdade Bardall de Arquitetura e Design sobre Tendências. Vou fazer um dos meus passeios prediletos pelo tema: a permeabilidade entre as modas. Como a que eu chamo de efeito de "papel de parede", que pôde - e pode - ser visto em revestimentos, papéis de parede, roupas de cama, passarelas da SPFW e até em bolo de noiva!
Vou falar também do processo de criatividade.
Ou de como a inspiração está ao nosso alcance, sempre ao nosso lado, nas coisas do dia-a-dia...simples assim, desde que se esteja atento!!!

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Por uma causa nobre

Hoje volto a Florianópolis a trabalho. Fico até terça, isso graças a um convite dos cursos de Arquitetura e Design da Faculdade Barddal. Abro, na próxima segunda, a Semana Acadêmica, que vai contar ainda com a presença de grandes como Armand Aubery, Monna Borges e do design Ricardo Barddal.
A Chaise Orca, acima, é dele. Ou "colo de mãe", como estão chamando. Revestida em neoprene (aquele mesmo, das roupas de surfista!), já foi destaque em revistas como a Arc Design.
Extremamente confortável, como me sinto cada vez que vou à querida "Floripa".
Volto na semana que vem, revigorada e cheia de novidades!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Na área nobre

Já existem desde 1989, mas conheci hoje os produtos da Rerthy. São ladrilhos feitos a base de cimento e bem dentro da tendência atualíssima dos relêvos, do volume. As cores são bárbaras - cerâmica, telha, palha - e os modelos muitos. Antes fadados às áreas , digamos, menos nobres de uma casa, ganham espaço nos estares, hall de entrada, e por ai vai. Merecem, são lindos!
Esse da foto se chama Estela. Amei!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sai Prêmio Docol Arquitetando Design

Mais de 400 pessoas, entre profissionais de Arquitetura, Design de Interiores, Decoração, Construção Civil, empresários e homenageados marcaram presença no Prêmio Docol Arquitetando Design 2008, cuja premiação aconteceu no dia 23 de outubro, no Espaço Estação São Paulo.
Entre os vencedores, o primeiro lugar ganhou uma viagem para Londres ou Nova York, onde o profissional terá a oportunidade de participar de evento de design, além de um passeio com tudo pago. Já o segundo e terceiro colocados ganharam, respectivamente, computador Apple Macbook Pro 17" e 15". Todos os projetos finalistas serão analisados quanto à viabilidade comercial e seus autores poderão ter a oportunidade de realizar um sonho: ver seu projeto produzido e comercializado pela Docol, com direito a royalties sobre a comercialização no Brasil e até no exterior.
Os finalistas foram julgados por uma comissão composta por renomados profissionais de todo o Brasil, como os designers Eddy Pires (Museu da Casa Brasileira e do Centro São Paulo Design), Sidney Rufca (Diretor executivo da Vanguard Industrial Design), a arquiteta Lia Carbonari e os representantes da Docol, Levi Garcia (gerente de Tecnologia) e Carlos Alechandre Fernandes (gerente de Marketing de Produtos e Merchandising). Vencedores : 1º. Lugar: Tony Narita, São Paulo (SP) - Chuveiro Chroma (na foto acima) ; 2º. Lugar: Dennys Tormen, Balneário Camboriú (SC) - Chuveiro Flux; 3º. Lugar: Carolina Paula de Castilho, São Paulo (SP) - Chuveiro Acqua

domingo, 9 de novembro de 2008

Officina delle Pietre

Este é o mosaico Tris, da Série Rilievi, da Officina delle Pietre, marca lançada oficialmente na última feira Revestir. A experiência do grupo já é antiga (quase dez anos, como Pedrastone) , com sua comercialização baseada apenas no mercado externo.
O carro chefe continua sendo a Pedra São Thomé, mas o resultado está cada vez mais diferenciado.
Que o diga esta peça, que junta em uma só 3 tamanhos e 3 espessuras diferentes.
Puro arrojo!

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Efeito patinado


A novidade da Recovering Trading é o Color Pompei, lançamento da empresa Belga Berry Floor. A textura reproduz com perfeição madeiras patinadas, com aparência rústica inova o conceito de laminados.
Fabricado na Bélgica, o revestimento para pisos e paredes tem o selo do FSC, e tem 8 mm de espessura, o que garante uma alta resistência e durabilidade. Indicado para alto tráfego, pode ser aplicado em ambientes comerciais e residenciais.
E tem mais: tanto o produto quanto a sua colocação não utilizam produtos nocivos à saúde, sendo indicado para ambientes que tenham pessoas alérgicas e crianças. Com sistema de instalação clic2clic, as peças são encaixadas uma a uma, e podem ser instaladas em cima de qualquer contra piso nivelado, esse sistema permite o uso imediato do ambiente.
Outra novidade é a facilidade de remoção sem danificar o piso onde foi instalado, se o proprietário for mudar, pode levar junto o revestimento para ser usado no novo endereço.
Medidas: 1,285 m x 18,6 cm x 8 mm
Preço: R$ 100,10 m2 colocado

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Todo o encanto das pérolas

Este é mais lançamento da Mosarte: Madrepérola!
Do mesmo material calcáreo de origem animal das encantadas pérolas , tem efeito óptico, furta-cor, conseguido pela refração das cores em nossos olhos. Vem em placas de 30x30cm, podendo ser utilizado em pisos e paredes, internos ou externos.
Mas o que mais chama a a tenção é seu efeito hipnótico, encantador. Romântico, mostra todo o movimento suave da natureza pura, uma livre dança de nuances, do branco ao creme, com pinceladas de prata. A cada peça, um novo, um jeito, um detalhe.
Feito quadro, feito arte. Coisa de gênio. Coisa de artista. Divino.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Inovação pura!


Com a necessidade de otimizar os espaços interiores, a cozinha passou a integrar os ambientes, muitas vezes servindo de cartão de visita da casa. O lugar onde se recebe os amigos e a família. Essa nova tendência trouxe a preocupação de criar um ambiente agradável e moderno. Os móveis, utensílios domésticos e a linha branca adaptaram-se a este conceito.
As torneiras não poderiam ficar de fora dessa nova concepção. Nesta linha, as torneiras Víqua destacam-se pelo design moderno e inovador, além da funcionalidade e durabilidade.
Uma vantagem das torneiras da Víqua em relação as de metal é que as paredes internas são lisas, o que evita o acúmulo de resíduos presentes na água. É o caso da Fienza, que tem um design mais clássico e elegante. Ela vem com a opção branca e cromada, e com todas as vantagens das torneiras da Víqua. “É uma torneira mais clean, que harmoniza o ambiente”, enfatiza Renata Felizola, coordenadora de produtos.
Entre os benefícios técnicos da torneira estão o arejador que proporciona economia de água, jato suave, fácil manuseio devido ao sistema de ¼ de volta e garantia de 12 anos.
“Com a filosofia de inovar, a Víqua tem a postura de pensar os produtos de olho nas tendências de moda e da evolução da casa para os mais diversos públicos. Hoje, os designers estão envolvidos nos projetos desde o começo”, conclui Renata.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Luxo com consciência ambiental



O Ponta dos Ganchos Exclusive Resort, reconhecido mundialmente como uma das maiores referências do turismo de luxo no país, ganhador de vários prêmios internacionais, oferece a cada dia uma experiência ainda mais especial. Em dezembro, com a inauguração de seu mais novo espaço, a Vila Esmeralda – quatro Bangalôs Vila Esmeralda (230m²) e um Bangalô Especial Vila Esmeralda (300m²) –, lança também um novo conceito de sustentabilidade e preservação do meio-ambiente na construção dos bangalôs.
Um ponto estrategicamente pensado foi a ventilação dos bangalôs, com a chamada ventilação cruzada que permite uma otimização da circulação do ar , com menoruso do ar-condicionado. O telhado verde é outro elemento dessa ambientação que propicia conforto térmico e acústico e leva o hóspede à máxima interação com a natureza. A captação da água da chuva, que é filtrada e chega a atingir 95% de pureza durante o processo, é reutilizada para a irrigação do solo por meio de um sistema de tratamento de esgotos por lodos.
Outras maravilhas: sauna com vista para o mar e um banheiro-spa com tatames para massagem e uma maravilhosa banheira de hidromassagem que possui sistema de borbulhas no assento, iluminação com cromoterapia e sistema para manter a água aquecida também com a mesma vista fantástica da praia. Na área um deck com confortáveis Chaise Lounges e uma piscina infinita privativa em forma de leque. Toques extras incluem lençóis de algodão egípcio com 600 fios e adega para vinhos.
Já o Bangalô Especial Vila Esmeralda, o mais sofisticado, é extremamente exclusivo e com vista deslumbrante, além de tudo que o outro tem, só que a piscina é em forma de uma raia com a dimensão de 10 metros. Toques extras incluem lençóis de algodão egípcio com 600 fios e adega para vinhos, além de um Fitness Center privado no andar inferior.
Ufa.....bem que eu mercia um destes...


segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Lançamentos da Super NGK


Do rústico ao high-tech: assim são os lançamentos da Super NGK, marca da NGK, uma das principais fabricantes de revestimentos porcelanizados do Brasil - linhas de pastilhas porcelana Primitive Lumière e Solar. A linha Primitive Lumière inova sua coleção com as cores Louvre (dourado envelhecido) e Eiffel (fumê). Sua principal característica é a junção de tendências, com tonalidade metalizada, acabamento irregular e aparência de pedra. O lançamento proporciona ao local uma atmosfera rústica, mas com um toque contemporâneo. Disponível nos tamanhos 5x5 cm, as pastilhas também podem ser utilizadas em complementação com outros materiais como madeiras, metais e pedras, entre outros.

sábado, 1 de novembro de 2008

Enfim, Jum Nakao na Revestir.com!


Estou muito feliz hoje! Está no ar em minha revista uma matéria inédita de Jum Nakao. Um presente especialmente feito para mim por essa pessoa incrível que ele é. E que ainda por cima me mandou um e-mail agradecendo a oportunidade, pode? Eu é que tenho que agradecer!
Ah, e tem também matéria inédita da Ruth Fingerhut sobre as novidades que ela viu na Cersaie, a feira italiana de revestimentos. Tem cada coisa...
Enfim, a revista está ótima! E eu cada vez mais modesta......rsssssssssss

Made in Polonia!

Já bem completa e maravilhosa, a Coleção Saccaro Oggetti aumenta com a chegada da linha Varsóvia. São vasos e bowls coloridos de cristal polonês, em peças delicadas e transparentes moldadas à mão, com tons em degradê que se diluem na luz e causam efeitos inesperados e surpreendentes.
As novas criações recém-chegadas diretamente da Polônia apresentam formato arredondado, com diferentes alturas, em combinações de cristal transparente com detalhes em caramelo ou em chocolate, além de peças na cor cristal púrpura (foto) e verde oliva.
E podem ser encontrados nos showrooms da Saccaro e lojas representantes espalhadas por todo o Brasil e no exterior. Mais informações no site:
www.saccaro.com.br .