sexta-feira, 25 de junho de 2010

Pedacinhos de arte


A artista plástica Marcella Muñoz coordena o Projeto Solidariedade com Arte, instituição com oito anos e que se mantém com recursos próprios para dar suporte profissional para jovens carentes de São Paulo.
Criado para oferecer cursos e atividades de artesanato para jovens de baixa renda, vem superando as expectativas. De acordo com Marcella, idealizadora e coordenadora do projeto, a instituição prepara seus integrantes para enfrentar o mercado de trabalho. “Empresas de grande e pequeno porte acreditaram na nossa proposta social, e tornaram-se parceiros, clientes e colaboradores”, acrescenta.
A ideia começou com um curso de mosaico de três semanas, apoiado pela Votorantim Cimentos, para jovens selecionados pela APBMF-Associação Profissionalizante BMF. O empenho dos integrantes foi tão surpreendente que inspirou a criação do projeto, que se transformou em uma oficina com sede na região da Vila Mariana, em São Paulo/SP, onde permanece atualmente. A partir de então, Marcella passou a orientar e ministrar aulas especiais sobre técnicas de mosaico direto e indireto, estimulando os participantes a descobrir seus talentos e capacidade para produzir peças diferenciadas. Cada atividade abre para esses jovens a possibilidade de gerar renda e elevar sua autoconfiança. Hoje fazem parte desse trabalho cerca de 22 jovens, entre 16 e 24 anos, que estão concluindo o segundo grau ou o serviço militar. Simultaneamente, o projeto é um incentivo à sustentabilidade, mantendo parceria com o Instituto Recicle.
Todas as peças assinadas pelo Projeto Solidariedade com Arte utilizam como base madeira de reflorestamento. As pastilhas para a decoração tem origem no vidro e placas cerâmicas recicladas. Esse material é aplicado na criação objetos de decorações, presentes, utilitários e materiais para jardinagem. Um dos principais lançamentos para 2010 é a linha de placas para revestimentos teladas. As peças são feitas artesanalmente, medindo 30 x 30 cm. Todas utilizam fragmentos de vidro e fusing reciclados, montados sobre uma tela resistente. “Criamos uma coleção de revestimentos exclusivos, muito solicitados para a decoração de ambientes personalizados, montagem de painéis decorativos, detalhes em pisos e escadarias e ou barrados para meia parede”, enumera a artista. Além das placas, a coleção inclui faixas teladas, com 30 x 8 cm, indicadas para decoração de banheiros, salas, cozinhas, áreas externas e de lazer. As peças podem ser solicitadas sob encomenda.
O Projeto Solidariedade com Arte também desenvolve brindes e aceita encomendas para lojas, supermercados e grandes magazines. Acompanha projetos de arquitetura e decoração, desenvolvendo painéis em diferentes tamanhos e objetos personalizados. As oficinas incluem a produção de todo o acabamento das peças, limpeza, embalagem e transporte. http://www.oficinapedacinhosdearte.arq.br/.

Nenhum comentário: