sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Oásis!








Depois do grande sucesso com seu Jardim dos Encontros na
Casa Cor SP 2011, a paisagista Marisa Lima , agora em parceria com a arquiteta Emmilia Cardoso, fez a Praça Casa Cor RJ, inspirada nos jardins tropicais de Burle Marx.

Na praça de 400m², foi criado um lago sinuoso que serpenteia entre três imponentes mangueiras, proporcionando um clima de tranqüilidade que só a água pode nos dar. Um pequeno lounge completa o espaço, com móveis confortáveis para o descanso e a contemplação. O projeto de luz ficou a cargo do premiado iluminador Peter Gasper, que concebeu uma iluminação teatral, valorizando as copas das árvores que foi pontuada com refletores da Conexled e os postes urbanos em led. Foram escolhidas as lâmpadas de led porque além de não emitem radiação infravermelha e nem ultravioleta, evita a atração de insetos e proporciona mais claridade sem irritar a visão. A sustentabilidade e a preocupação ecológica não foram esquecidas, com utilização de grande variedade de plantas e materiais não-poluentes.
O lago, com peixes japoneses (da empresa Fashion Fish), é envolvido por um jardim tropical com bromélias, filodendros, sansevierias, moréias e outras espécies. Ao redor do espelho d’água, o piso de microcimento, um novo revestimento a base de polímeros que pode ser aplicado diretamente sobre superfícies, sem necessidade de remoção dos pisos e azulejos velhos ou danificados.
O lounge reflete todo o verde ao redor através de sua parede espelhada. Aconchegantes sofás e chaises da Saccaro têm como moldura um elegante jardim vertical com desenho livre, fugindo do tradicional geométrico com espécies como samambaias, bromélias, bougainvilles e peperônias. O Jardim vertical charme ao local, além de proporcionar um resfriamento natural, ideal para o clima carioca, criando também um isolamento acústico natural, diminuindo os ruídos e melhorando a qualidade do ar, absorvendo os poluentes e deixando o ambiente mais úmido e saudável. Ainda no lounge, uma torneira da linha Tube, da Deca, verte água potável em um vaso, onde os visitantes poderão beber uma água fresquinha, como nas fontes da Europa.
E tem mais: na área de festas e de maior circulação, foi escolhido o piso cimentício hexagonal classic, atérmico da Solarium. Junto ao antigo jardim da casa, pontificam dois recantos com piso em deck plástico da Ecowood, além de mesas e cadeiras, sombreados por ombrelones da Saccaro.
Pensando na sustentabilidade, foram aproveitadas algumas plantas existentes no jardim do palacete. Bastante entulho foi aproveitado na confecção dos caminhos e foram selecionados móveis de madeira certificada, além dos decks que são de plástico reciclado. Outros itens sustentáveis na praça são luminárias que remetem aos postes urbanos, equipadas com lâmpadas de Led, mais econômicas. Sem metais pesados, como chumbo e mercúrio, em sua composição que são também recicláveis.
O objetivo da projeto da Praça Casa Cor é transmitir a seus freqüentadores paz, tranqüilidade, respeito à natureza e um espaço especial para contemplação nos belos jardins do palacete Linneo de Paula Machado.
A Casa Cor Rio vai até dia 16 de novembro, no Palacete Linneo de Paula Machado
Rua São Clemente, 213 - Botafogo - Rio de Janeiro - RJ      
www.emmiliadiascardoso.com.br

É ou não é uma boa pedida para esse final de semana?
Mas antes , vote na gente para o TopBlog2011!
Estamos, mais uma vez, entre os finalistas!
Para votar, basta clicar AQUI!







2 comentários:

Marisa Lima disse...

Obrigada Joyce,
só corrigindo o endereço é R. Dona Mariana, 21
Bjs

Paula Kasas disse...

Oi Joyce,
Seus posts sempre inteligentes e bacanas.
Bjus
Paula kasas

Se tivr um tempinho, passe no meu canto, que falamos assuntos afins. terei enoprme prazer.