sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Criatividade em 3D!






O Brasil foi o primeiro país escolhido  da América Latina a permitir que qualquer pessoa compre ou desenvolva  um objeto para ser produzido numa impressora 3D. É essa a proposta do Imprima 3D - que tem modelo semelhante à Shapeways, norte-americana  filiada à Phillips – e que já recebeu 23 mil visitantes únicos desde seu lançamento, no fim do ano passado.
A ideia também é que designers profissionais criem projetos dos mais  variados tipos para serem divulgados no site, o que pode render uma porcentagem de lucro para o profissional. Assim, cria-se um ambiente exclusivo, onde internautas podem selecionar os objetos que mais os agradam e, então, mandar imprimir em 3D, tudo isso num simples clique.
No entanto, segundo Vinícius Dourado, idealizador do projeto, a maior parte das vendas do site vem sendo de pessoas comuns que resolvem personalizar seus produtos, algo que não encontramos numa loja de shopping, por exemplo. “A princípio, pensamos que apenas designers  iriam subir seus projetos no site, mas nos surpreendemos com essa  atitude por parte do usuário simples”, comenta.
Os consumidores podem encontrar artigos de utilidade doméstica, enfeites para casa, porta-guardanapo, porta-faca, brinco, anéis, entre outros, que podem ser produzidos em metal ou plástico branco, mas que podem ser personalizados com outras cores no acabamento final. Para Dourado, no entanto, a criatividade é permitida e os participantes do portal podem criar o que quiserem. Assim sendo, o Imprima 3D funciona como uma vitrine e uma comunidade online para democratizar a
tecnologia 3D. “Queremos mostrar que hoje ela já é bem mais acessível, e, por trazer um conceito de exclusividade, é encantadora aos  brasileiros. O mais interessante é que qualquer um, seja um
profissional de Design ou uma pessoa comum, pode pensar num produto,  criá-lo num software específico e mandar imprimir.
Estamos revolucionando o consumo tradicional”, comemora o empreendedor paulistano.
O Imprima 3D oferece pagamento com cartão de crédito em até 12 vezes, boleto bancário e transferência via PayPal. A entrega do produto é feita em até 15 dias.
Deu vontade de criar? Vai lá!

Nenhum comentário: