sexta-feira, 22 de março de 2013

Lindas! E nossas!







Quem ainda duvida que a criatividade brasileira é acima da média e que só falta apostarmos mais em nosso próprios designers? Já é hora de parar de sermos simples cópia do design de outros países e dar o devido valor ao que é nosso! 
A La Lampe, especializada em iluminação e de projetos luminotécnicos personalizados, sabe disso, e oferece a luminária Korkoro premiada na categoria de iluminação da 26º edição do Prêmio Design MCB - prêmio de design do Brasil, realizado pelo Museu da Casa Brasileira. Assinada pelos designers Andrea Cerretelli e Fabiana de Andrade, do Studio DL, a peça foi produzida com uma única folha de madeira transformada em uma bela escultura de luz. O trabalho dos designers é carregado de múltiplas facetas e significado, como é traduzido na peça Korkoro, no qual imprimi toda a bagagem cultural e emocional do casal ao longo de suas trajetórias. 
Sobre os designers
Andrea Cerretelli é italiano, formado em Desenho Industrial em Florença. Fabiana de Andrade estudou moda em São Paulo e posteriormente design de produtos na Itália. Iniciaram, em Firenze, ainda em 1997, e mantém até hoje em São Paulo, uma parceria cujo resultado não pode ser dissociado da intimidade que partilham com os materiais, unindo sensibilidade, tecnologia e principalmente paixão pela atividade. 
Sobre o Prêmio Design MCB – prêmio de design do Brasil
Na 26ª edição, o Prêmio Design MCB, premiou 38 produtos ou protótipos de 867 inscritos, entre as oito categorias: mobiliário, utensílios, iluminação, têxteis, trabalhos escritos, eletroeletrônicos e equipamentos de transporte e de construção. No ano de 2012 o prêmio levou em consideração a adoção de padrões internacionais de acabamento, além da incorporação de novas tecnologias aos produtos. A seleção foi feita segundo critérios como originalidade, concepção formal, inovação tecnológica, adequação ao mercado, viabilidade industrial, segurança e proteção ambiental. As “notas” foram dadas por 46 profissionais sob a coordenação do professor e designer Freddy Van Camp.
 Na língua dos ciganos, Korkoro significa liberdade. Inspirados pelo espírito livre e viajante desse povo, os designers Fabiana de Andrade e Andrea Cerretelli conceberam uma luminária que também transpõe barreiras: as barreiras da madeira. Delicados vincos em ângulos geométricos transformam uma única lâmina do material em uma escultura de luz que pode ser usada tanto como lustre quanto arandela. O difusor de madeira emite uma luminosidade suave e acolhedora, perfeita para criar uma atmosfera intimista em qualquer ambiente. 
La Lampe

Quer ver os demais premiados? Acesse Premio MCB

Um comentário:

Eduardo Sola disse...

Olá Joyce!

Só para constar, a pareceria dos dois designers leva o nome de Studio Krisalide, não Studio DL como consta no texto!

Ótima matéria por sinal, parabéns!