terça-feira, 2 de abril de 2013

Consumo responsável







O última dia 22 de março foi instituído pela ONU como o Dia da Água, data para se levantar diversas questões sobre o uso racional do recurso e a sua tendência à escassez. As discussões vão desde o papel das nações até as pequenas atitudes do dia a dia que ajudam a preservar este recurso natural. E o que você tem a ver com isso? 
Nas tarefas diárias, como escovar os dentes e tomar banho, por exemplo, há sempre o risco de utilizar mais água do que o necessário. Pensando nisso, a Docol Metais Sanitários desenvolve produtos que economizam até 70% de água nas residências há mais de 20 anos, quando lançou sua primeira linha de metais economizadores de água. E dá umas dicas:
Um item indispensável para um banheiro sustentável é a torneira com arejador, que mistura água ao ar, proporcionando um jato mais volumoso e consequentemente economizando água. Além disso, podem ser usados modelos de torneiras que limitam a vazão, como as da família Residencial Flex,  focada em estimular o consumo racional em residências. As torneiras e misturadores economizam até 70% de água devido à exclusiva tecnologia DocolFlex que possibilita no mesmo produto o acionamento econômico, com fechamento automático em aproximadamente seis segundos, e o modo giratório, com fluxo contínuo. Os produtos desta família mantêm vazão constante de cinco litros por minuto. Mas se o consumidor deseja agregar economia a uma torneira já instalada, por exemplo, pode colocar entre o flexível e a parede um registro regulador de vazão (RRV), reduzindo o consumo sem perder o conforto e gerando economia de até 50%.
E sobre o grande "vilão" do consumo de água, o banho?
Para um banho ecologicamente correto, o consumidor pode optar por usar o registro regulador de vazão da Docol que economiza até 50% de água. Outra dica é dar preferência para chuveiros como o Éden, que atua com uma vazão constante, que representa uma redução de até 40% se comparado a chuveiros convencionais. "Em um ano, a economia pode chegar a 100 mil litros, levando em consideração dois banhos de dez minutos por dia”, destaca a gerente de marketing de produto da empresa, Daniele Yokoyama.
Mas não é só o banho que é um verdadeiro vilão. O vaso sanitário também merece atenção. O acabamento para válvula de descarga Salvágua oferece duas opções de acionamento em um mesmo produto: limpeza econômica, utilizando apenas 3 litros (para líquidos), ou limpeza completa, com 6 litros de água (para sólidos). Quem já tem um sistema de descarga da Docol pode trocar o acabamento tradicional com uma tecla pelo de duas sem necessidades de reformas e economizar até 50% de água por uso.
www.docol.com.br


Nenhum comentário: