sexta-feira, 5 de abril de 2013

Vai, Brazil! 2






Grupo Nós Design, formado por doze estudantes do curso de Design da Universidade de Caxias do Sul – Campus da Região dos Vinhedos, de Bento Gonçalves (RS), realizará o sonho de ver seus produtos expostos no SaloneSatellite, durante a feira em Milão, graças à parceria firmada com o grupo S.C.A.
O convite partiu da curadora do Salone Del Móbile de Milão, Marva Griffin, durante a feira Habitare, na Finlândia, no ano passado, quando o grupo expôs suas criações pela primeira vez. 
S.C.A. lançou o desafio aos estudantes de criar uma linha de produtos usando as possibilidades oferecidas pela marca e pela Slimstone, empresa também do Grupo. Foi então que nasceu a Linha Pietra Lux, com os produtos Diamanti, uma mesa de centro, Due Metà, bancos para decoração. 
Os estudantes, descendentes de imigrantes italianos do sul do Brasil, decidiram valorizar suas origens e incluir nesses produtos elementos da colonização italiana na serra gaúcha. A mesa Diamanti e os bancos Due Metà foram criados com base nas matérias-primas madeira e pedra, recursos naturais usados pelos imigrantes da região em suas casas. 
Segundo o Grupo Nós Design, o projeto resgata a alma dos móveis antigos, principalmente as antigas bancas – bancas de festas de comunidade, de família, bancas comuns apagadas pelo uso do dia-a-dia – valorizadas pela luz que as retira do esquecimento e as posiciona como objetos especiais. A pedra foi eleita como importante elemento e remete à pedra dos muros, das antigas paredes dos porões, material forte, imóvel, impenetrável. Numa releitura moderna, a tradicional pedra se torna leve e translúcida, graças ao produto eleito, o Slimstone,  pedra natural na espessura de 5mm, que estruturada por um composite, adquire grande resistência à flexão e ao impacto. Além disso, possui translucidez o que faz com que a retroiluminação nesse material crie efeitos únicos. 
De acordo com os criadores, Alexandre Faccenda, Clarissa Zanuz, Cintia de Castria, Douglas Pastori, Fernanda Gava, Fernando Angst, Janaína Zaffari, Leonardo Zorzi, Letícia Frare, Marcelo Andreola, Rafael Zeni e Raquel Salini, a produção dessa linha se vale da tecnologia do Slimstone auxiliada por antigas técnicas artesanais de corte e encaixe que ainda permanecem no chão-de-fábrica, convergindo tecnologia e artesanato na produção de objetos sofisticados de alto valor agregado.
O SaloneSatellite foi criado em 1998 com o propósito de reunir, no mesmo local, os mais jovens e promissores designers de todo o mundo, com as pessoas de negócios mais importantes e caçadores de talentos reunidos em Milão para visitar ou expor na Feira iSaloni, tornando-se, imediatamente, um observatório incomparável de criatividade jovem internacional. Muitas das peças apresentadas como protótipos nas 14 edições anteriores foram produzidas, e muitos dos designers participantes tornaram-se reconhecidos por suas criações. A cada ano, 700 jovens designers e estudantes das escolas de design mais prestigiadas exibem universidades e trocam ideias neste showcase exclusivo. As propostas são analisadas e avaliadas por uma Comissão formada por profissionais internacionais do mundo da arquitetura, design e mídia. 
 Serviço:
Salone del Mobile  2013 
 09 a 14 de abril
Milão -  Itália


Nenhum comentário: