quarta-feira, 15 de maio de 2013

Biofilia











Já imaginou um carpete que simula a atmosfera de uma floresta? 


Em 1984, o professor da Universidade de Harvard, Edward Wilson, explicou não apenas o porquê os humanos respondem positivamente a natureza, mas também como o destino de nossas espécies estão conectadas com outras na Terra.
Wilson definiu o estudo como biofilia, do latim bio (amor) e philia (natureza), como uma tendência natural do ser humano de voltar à atenção às coisas vivas. Em suas viagens, o designer da Interface, David Oakey, observou as reações pelo mundo nas quais se inspirou para criar a coleção Urban Retreat™.
“A rotina exaustiva em espaços de trabalho levou a procura por opções que proporcionem bem-estar e que estabeleça uma conexão com a natureza. Através das nossas pesquisas nos dedicamos para elaborar um produto que atendesse a essa exigência”, explica Luciano Bonini, diretor de marketing da marca. 
A Urban Retreat™ é uma coleção inspirada em nove estilos classificados através de estudos de padrões que vão desde texturas refinadas até as amplas formas orgânicas. Disponíveis em placas nas medidas 50cm x 50cm, o formato permite inúmeras combinações e composições de modo que cada ambiente seja personalizado.
Para montar a paleta de cores naturais e as diversas possibilidades de aplicação, o designer criou peças que evocam a calma e a espiritualidade da superfície de uma antiga floresta e exploram detalhes como um musgo ou o líquen que cobre uma pedra. São oito colorways dispostos em um padrão primário complexo e oito cores mistas em um padrão transitório. Ambos compartilham quatro ladrilhos de acento que ligam e separam cada padrão em sua discrição. “Estabelecemos uma conexão do que está do lado de fora para dentro”, sintetiza Oakey.
Os carpetes são elaborados em material totalmente reciclado e  anti-microbial, protegido por uma solução livre de metais pesados que é incorporado na base de todos os produtos da marca e que atua tanto nas fibras quanto na própria base. Dessa forma, impede o crescimento de fungos, mofo e evita a reprodução de bactérias.
As propriedades estruturais também ajudam a manter a qualidade do ar nos ambientes onde são instalados uma vez que as partículas em suspensão no ambiente são presas pelas fibras - por isso a importância da aspiração que permite que as fibras possam atuar de forma adequada. Além disso, os carpetes ajudam a manter a temperatura natural do ambiente, sem a necessidade de uso de aquecedores ou ar condicionados. 


Nenhum comentário: