segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pura festa!

Produto inicial, usado por Marcelo Rosenbaum


Bandeira, lembrando os varais de bandeirinhas do arraial ao vento

Xadrez, lembrando o tecido

Palha, do tramado das cestas e do chapéu do noivo

Balão, lembrando um ícone das festas juninas

Não é de hoje que o arquiteto Marcelo Rosenbaum desenvolve produtos. Já passou por diversos setores. Mas é no revestimento que ele se supera. Depois de se inspirar em frutas tropicais em pastilhas e louças de mesa para lá de brasileiras, papeis de parede inspirados na diversidade da flora do cerrado, desenvolve,  pela segunda vez, uma coleção especial de ladrilhos para a empresa Brasil Imperial, tradicional na produção do ladrilho hidráulico, que retorna com grande sucesso para a mesa de opções dos mais antenados.  
A pré-estreia da coleção foi na casa do Marcelo, onde toda a área social externa é revestida com o Bandeirinha, uma das peças da coleção. O piso ao redor da piscina, o lounge, a churrasqueira, a garagem e a calçada; meia parede da churrasqueira e o muro da fachada estão revestidas com o ladrilho, mostrando toda a sua versatilidade. Usar ladrilho hidráulico nesses lugares é super indicado, no mínimo tecnicamente,  porque o material não esquenta, é antiderrapante e é feito para durar no mínimo 50 anos. Além de lindo!
A Coleção São João 2012 ( sim, tendências antecipadas) inspirada na grande festa popular brasileira, funde a técnica artesanal do ladrilho hidráulico com a diversidade cultural do Brasil. O resultado dessa união  é uma coleção que resgata a cultura popular, a tradição, a arte, as cores e a beleza do nosso país. Brasilidade até no nome das linhas: Bandeira, lembrando os varais de bandeirinhas do arraial ao vento; Xadrez, das camisas e das toalhas de mesa; Palha, do tramado das cestas e do chapéu do noivo; Balão, porque sem ele não tem festa. 
Para quem não sabe, os ladrilhos são feitos um a um,  manualmente, usando formas especiais, onde são colocadas as misturas de cimento branco com as cores desejadas. Puro artesanato. Mais brasileiro, impossível. Ladrilho hidráulico tem muito disso, de Brasil. E volta triunfante, sendo inspiração para tantas e tantas linhas de revestimentos lançadas nesse ano. E, ao que parece, veio para ficar. 

www.br-imperial.com.br

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cor de 2014

SW 6263 / Exclusive Plum , projeto do Arq. Sérgio de Oliveira:
a "Cor do Ano", segundo a Sherwin-Williams

SW 6161/ Nonchalant White, 
espaço da Arq. Teresa Simões

SW 6509, em trabalho dos paisagistas 
Luiz Felipe Camargo Gomez e Luiz G. Camargo Gomez

SW 7019 , por Arq. Sérgio de Oliveira 



Quase outubro, segundo semestre, fim de ano já batendo à porta. E "pinta" a curiosidade: o que vem por ai?

Em termos de cores de tintas, já dá para saber. O interesse pelos diferentes elementos e culturas do mundo é a principal inspiração de Colormix 2014, cartela de cores da Sherwin-Williams para o próximo ano. Composta por quatro categorias: FundamentadoDiáfanoCuriosidade Intrínseco, a nova paleta é influenciada por uma variedade de drivers, entre eles: moda, eletrônicos, mídias sociais, inovações em novos produtos e a retomada do foco em cultura e tradição. As cores foram escolhidas por uma equipe de especialistas da companhia, liderados por Carol Derov, diretora do Color Marketing Group e membro da CAUS (Color Association of the United States), com mais de 25 anos de experiência na área. “Todos nós que participamos da criação da nova paleta temos diferentes formações profissionais, viemos de diferentes regiões do mundo e combinamos as informações que coletamos”, destaca Carol.





A primeira categoria, Fundamentado, está focada em tons neutros, quentes e frios de cinza, incluindo branco brilhante e preto profundo. Faz referência aos desenhos lineares e geométricos presentes na matemática e na impressão 3-D. A moda com suas formas estruturadas, pregas, dobras e cortes precisos; e a Escandinávia com seu idealismo de menos é mais.

A categoria Diáfano é composta por um grupo translúcido de matizes suaves, femininas e delicadas: bege puro, tons que remetem aos cosméticos e pérola. “Esta categoria tem um elemento espiritual que passou por todas as influências. Uma dessas influências foi o consumo excessivo: saber a diferença entre ‘eu quero’ e ‘eu preciso’ leva à procura pelo minimalismo e pela serenidade para ordenar nossas vidas. Há, também, um novo foco de feminilidade e do espírito criativo das mulheres, assim como sua beleza e força. A culinária é outra grande influência”.

Curiosidade apresenta cores intrigantes, fascinantes tons misteriosos e profundos, com um toque etéreo. Foca em esquisitices, no bizarro e seus estranhos objetos de fascinação. 
Já a categoria Intrínseco é baseada na preservação de tradições culturais e de artesanato mediante a recuperação de técnicas de nossos ancestrais, tais como a renda feita à mão, bordados, tecidos batik e entalhamento de madeira, tendo a América Latina como primeira influência, com destaque para o Brasil, especialmente o Rio de Janeiro. “Os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo continuarão a expor o Brasil como uma das mais espetaculares influências para desenho e cor. O México também é notável, especialmente por sua nostalgia pelo passado e por seu foco e interesse renovados em Frida Kahlo. A Europa Oriental também é uma grande influência, especialmente a herança húngara do artesanato, o uso de florais, a moda russa”, diz Carol.

A cor do ano
Dentre as cores de Colomix 2014, a Sherwin-Williams elegeu como "cor do ano". Presente na categoria Curiosidade, a cor Exclusive Plum (SW 6263, mostrada na primeira imagem desta postagemexpressa a contínua tendência em direção ao cinza, enquanto aparenta ser fresca e nova. Na definição de Carol, a cor é um neutro que pode ser um cinza ou um roxo, dependendo do contexto. " Uma tendência útil – mas com uma sensação clássica”, explica.

Quer saber mais?

                                    www.swcolormix.com.br/sherwin-williams-colormix-2014

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Boa ideia!



Ah, esses espaços cada vez menores...mas nada como resolvê-los da melhor forma! 
Ideal para dividir pequenos ambientes com delicadeza, a Ideia Glass conta com a Porta Flex em seu portfólio de produtos inovadores. Seu design valoriza a transparência do vidro com suas dobradiças delicadas e estrutura metálica, garantindo um efeito leve para a divisória. As folhas de vidro de 8mm que compõe a porta a deixam compacta quando aberta, o que proporciona um maior aproveitamento do vão, deixando um amplo espaço de passagem, diferentemente do que acontece com  outras portas deste estilo fabricadas em madeira ou alumínio.
A porta de forte apelo decorativo, não conta com trilho na parte inferior, diferente dos modelos disponíveis no mercado. Fugindo dos padrões tradicionais, a Porta Flex é procurada por aqueles que buscam um diferencial no projeto que traga inovação e modernidade ao mesmo tempo em que aproveita cada centímetro do espaço. 
Conhecida - e reconhecida -  no mercado de kits e ferragens para boxes, a  Ideia Glass traz, cada vez mais,  soluções em produtos que têm forte apelo decorativo, modernizando espaços diversos que requerem beleza e sofisticação, e sempre inovando em materiais, em design e em boas soluções.  Acesse  www.ideiaglass.com.br  e descubra muito mais!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

100% brasileiro










Ok, você já sabe: o papel de parede está de volta. Ou melhor dizendo, nunca deixou de estar na lista de compras dos profissionais da área. O que quero dizer é que está no topo da lista, na "crista da onda", usando uma expressão muito antiga e que marcou uma época.  A novidade é que, desde pouquíssimo tempo atrás, ganha destaque como produção nacional. Ganha cara e corpo bem brasileiros.
O papel de parede renovou seu RG brasileiro com a Coleção GrafismoLinhas Azulejo, Arabesco e Mata – criada pela Rosenbaum® para a Bobinex, com materiais e mão de obra 100% nacionais.A nova coleção trouxe as raízes da mata com o peixe, o jacaré, a folha, o jabuti, o cipó. A memória do azulejo em forma de pipa, de flor, de drops. "Traduz nossos sotaques estrangeiros, desenhados nas linhas do arabesco francês e africano", diz Marcelo Rosenbaum, à frente do estúdio.
"Além de estampas, propomos um reposicionamento do produto, e direção de comunicação. O objetivo foi estabelecer a identidade brasileira para o produto papel de parede e fortalecer a associação direta entre a categoria e o fabricante Bobinex", complementa. Alguém tem dúvida de que conseguiu?

Bobinex, única fabricante de papel de parede do Brasil, completou 45 anos em 2012. A Linha Grafismo foi a primeira linha com design nacional a ser lançada no mercado.Nasceu de um "namoro" entre  fabricante e criador ainda na Casa Cor 2007, quando Rosenbaum assinou o papel de parede labirinto. O nosso relacionamento com a Bobinex, fabricante de papel de parede no Brasil desde a década de 60, começou com o papel de parede estampa Labirinto, criado especialmente para a Casa Cor 2007 e depois produzido e comercializado em todo Brasil. Após esse primeiro “namoro”, a Rosenbaum® foi contratada para desenvolver uma nova coleção e prestar consultoria de reposicionamento do produto Bobinex no mercado. O trabalho começou com a criação de um conceito para uma nova coleção, representando grafismos naturais e urbanos brasileiros. Nascia assim a Coleção Grafismo, que antecipou tendências fortíssimas até hoje, dentro do movimento retrô:  azulejaria,  grafismo e  brasilidade. 

www.bobinex.com.br
www.rosenbaum.com.br

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Nas modas!


  Coleção Colcci  Verão 2014









Como mostramos na semana passada, com o lançamento da Mosarte - e já visto em tantos lançamentos do setor de revestimentos - azulejaria está em alta! Quem sabe é coisa do movimento retrô, que anda resgatando ícones   " do arco da velha" e repaginando, dando uma roupagem para lá de criativa. E a ideia não pára nos revestimentos: aparece até nas coleções do Verão 2014, recém saída das passarelas. E que tal na chamada "moda casa"?
Portugal é fonte de inspiração para muitos objetos de decoração. A Lolahome, preocupada em oferecer produtos de alta qualidade para vestir a casa, lança a nova Linha Portuguesa com as Almofadas Lisboa e Almofadas Porto. Desta vez, a marca tem design inspirado nas estampas dos tradicionais azulejos portugueses. A coleção é produzida em tecido Sued (100% poliéster), na medida 45x45 cm e nas cores azul, verde, vermelho e colorido.
Lolahome atende todo o Brasil. Estes e outros modelos de almofadas e outros acessórios para cama, mesa e banho estão disponíveis no site.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

50 tons









Que a fase dos “50 tons de Cinza” nos pegou em cheio, ah, isso ninguém nega. Uns amaram, outros nem tanto, mas  é sempre bom ter boas ideias, não?
A Emme Due segue  brincando com os tons de cinza e lança revestimentos com desenhos e formas que criam belas combinações. Após o lançamento do Best Seller de E.L. James, “50 tons de cinza”, a tendência de usar essa cor e as suas variações na decoração se intensificou, e muitos profissionais e mostras conceituadas usaram e abusaram dessa tendência, e o cinza virou o hit de 2013.
 No mercado de revestimentos tudo que imita concreto é muito bem aceito e a Emme Due também usou e abusou dessa tendência que promete não ser só moda e, sim, um conceito de sofisticação para os ambientes. E, cá entre nós, cinza é sempre cinza, atemporal. Mesmo em tempos de Primavera...

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Doçura












Azulejos estão de volta! 
Não, não exatamente eles ( apesar que tem empresa grande voltando a produzi-lo tal como é), mas o conceito, a estética, nesse momento extremamente retrô pela qual passa todo o setor. 
A Coleção Azulejaria, coleção recém lançada pela Mosarte, especializada em mosaicos, é prova de que essa tendência ainda vai longe: homenageia uma das peças mais antigas da arquitetura mundial: o azulejo. Sua história começa no oriente do século IX e chega à Europa no século XV para revestir principalmente palácios, conventos e casas da alta burguesia de Portugal. 


A vinda ao Brasil se fez durante o período colonial e sua história pelas ruas do país são fontes de inspiração para a criação de peças que mantêm a tradição de seus desenhos estampados em mármores nobres, como o piguês, e pedras translúcidas, como o ônix. Uma coleção que exalta o valor do antigo na beleza do novo. O passado revisitado pela tecnologia. Mas sem perder a doçura.

A catarinense Mosarte aposta alto em seu valor e participa mais uma vez na Cersaie, a famosa Feira de Bologna, voltada para revestimentos, e de onde saem as grandes novidades que vão alimentar as coleções do setor em 2014. É esperar para ver!

www.mosarte.com.br

31a. Cersaie
Salone Internazionale della Ceramica per l'edilizia e l'arredobagno
de 23 a 27 de setembro de 2013
Bologna -  Itália




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Arte no banho

Produtos assinados. Esse ponto tão forte na arte, no design ( com, ainda, poucas empresas dando o devido valor) e na moda das passarelas, já invadiu, para nossa sorte, alguns setores de arquitetura  e interiores, como mobiliário. 
E chega ao setor de acabamentos. Nas últimas coleções, as empresas mais antenadas apostaram em renomados arquitetos, designers,  designers de superfície, estilistas, artistas plásticos e até tatuadores para lançar produtos diferenciados.  São revestimentos e metais que empresas como Solarium, Pavão Revestimentos, Antígua, e até grupos maiores, como o Grupo Incefra,  já sabem que valor uma assinatura tem. 
E quem irá dizer que não dão maior valor ao produto no mercado?

Vidri Revestimentos Especiais, de Curitiba, especializada em revestimentos, lançou a linha Dom Zoo, assinada pela conceituada artista plástica paranaense Patricia Azoni. A coleção, que apresenta uma releitura de 16 animais com formas pontuais e contornos geométricos, foi customizada em pastilhas de vidro cristal. Aclamadas em galerias de Nova York, as obras prometem fazer o mesmo sucesso em Curitiba. E no Brasil! 






Arte em toda parte, eu diria. E dentro de temas lúdicos, de novo em alta. 
Que venham muitos mais !

terça-feira, 17 de setembro de 2013

#ficadica


O que é revestimento? Como escolher de forma correta? 
E quais as principais tendências? 

Tudo isso e muito mais, nesta terça, no  workshop ABD Experience sobre Revestimentos em Curitiba, PR. 
Será no maravilhoso Solar do Rosário, lugar de arte literatura, arquitetura e muito mais, pura inspiração!
Espero vocês lá!

www.abd.org.br

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O que vem em 2014?







O que vem por ai em 2014??? Pergunta que todo mundo se faz nesse segundo semestre. O que o mercado de acabamentos vai nos trazer de novo???
De 23 a 27 de setembro, na Cersaie – Salone Internazionale della Ceramica per l'edilizia e l'arredobagno (Salão Internacional da Cerâmica ) – a chamada Feira de Bologna, na Itália, e considerado o principal do mercado de revestimentos, a Mosarte apresentará suas principais apostas para 2014. 
E quem não quer antecipar novidades???

Coleção Campagna                      

Os produtos desta coleção trabalham com matérias-primas que remetem à vida no campo, para que, através dessa conexão com a natureza, possam transmitir beleza, simplicidade e bem-estar ao homem. Além da madeira, que dá a sensação de aconchego aos ambientes, a Coleção Campagna também tem composições com mármore, valorizando assim, o mix de materiais que se integram e se complementam, a fim de garantir que a essência e a autenticidade de cada um dos materiais transpareça.

“Um barrado de grandes formatos” – esta é a melhor definição para o Paiol, produto que faz parte da coleção Campagna, da Mosarte. Com a simplicidade dos cortes retos e a harmonia da mistura da madeira, do compensado e do mármore travertino Venna, ele leva rusticidade e elegância aos ambientes internos. Disponível em quatro versões: Paiol Natura, Paiol Antico, Paiol Flora e Paiol Renda, – cada uma com características únicas, que podem ser combinadas ou usadas individualmente – o produto oferece uma gama de possibilidades para a criação de um ambiente personalizado.

O diferencial deste produto está nos módulos em que ele é comercializado, pois seus formatos são totalmente exclusivos quando comparados aos que estão disponíveis no mercado atualmente.
A ideia desta linha é a de relembrar a caracterização de antigos paióis de fazendas – que são casas ou barracas de madeira, onde se guardava fumo ou ferramentas. Sendo que a coleção Campagna vem com o objetivo de reaproveitar madeiras desgastadas, mas ao mesmo tempo, de proporcionar produtos extremamente versáteis e de montagem livre, com as estampas de rendas românticas, folhas da natureza, rococós antigos e texturas de pedra.
Vale ressaltar ainda que, para confeccionar a estampa da peça Paiol Antico, a Mosarte contou com o desenho do artista plástico catarinense, Leandro Serpa, que trabalha com monotipia.

A tridimensionalidade orgânica, inspirada nos relevos das montanhas é a principal característica do Serros, produto da Mosarte, que integra a coleção Campagna. Disponível em diferentes materiais, como mármore, pedras e madeira, ele resulta de um minucioso processo produtivo. De maneira que, o Serros Casablanca, o Serros Laminum e o Serros Natura (feitos de madeira), bem como o Serros Thassos (composto de mármore) são indicados para paredes de áreas internas. Já o Serros Grigio (mármore de cor concreto) e o Serros Preto (de ardósia) podem ser também aplicados em áreas externas.

Como parte da coleção Campagna, o produto Taipa Natura preza pela rusticidade e elegância aos ambientes. A peça, que é um barrado de pequenos formatos e com diferentes alturas e dimensões, se caracteriza pelo diálogo harmônico de diferentes materiais. O resultado é uma composição dinâmica e rústica, marcada pelo uso da madeira, do mármore travertino noce natural e do compensado naval. Indicado apenas para aplicação em paredes de áreas internas.
     


31ª CERSAIE
Salone Internazionale della Ceramica per l'edilizia e l'arredobagno

 de 23 a 27 de setembro de 2013
 de segunda à sexta-feira das 9h às 19h;
 Viale della Fiera, 20 –  Bologna – Itália





sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Arte das mãos






A tendência já anunciada, da volta da valorização do  natural  - que já apareceu na moda das passarelas, no mobiliário e até nos revestimentos ( com a tecnologia da impressão digital à procura do "mais natural possível", com suas fibras revisitadas) , agora chega ao setor de luminárias. As fibras nesse setor estão em super alta, trazendo leveza e sustentabilidade. 

As peças do estúdio holandês Ay Iluminare + mostram o uso das fibras de forma quase escultural. Algumas peças  - como a Bulb Large, ultrapassam o fator função e se transformam em verdadeiras esculturas de luz! As peças são confeccionadas artesanalmente em rattan e possuem formas inspiradas pela natureza, mais especificamente nos tubérculos, exaltando a beleza dos estilos tribal e rústico sem deixar de lado a busca por um acabamento perfeito.


Por acreditarem que o artesanato local carrega os genes da identidade cultural de um povo, os designers do estúdio Ay Illuminate exaltam os saberes de quem há muito trabalha com as mãos. São esses artesãos que dão vida a luminárias singulares como as da série Umut, produzidas em rattan com acabamento escuro. A palavra, que significa "esperança" em turco, deixa uma mensagem otimista de que novos tempos estão chegando, tempos em que a arte manual será novamente valorizada. 
Já na peça MO, varas estreitas de bambu levemente curvadas formam a estrutura vazada da luminária pendente, enquanto uma malha de tecido reciclado arremata a cúpula. O resultado, artesanal e poético, lembra uma rede de pesca ou algum tipo de organismo marinho. A malha ajuda a filtrar a iluminação de forma delicada, além de criar um jogo de luz e sombra. Essa peça pertence a uma série de três luminárias cujos nomes juntos formam a palavra Moganshan, que é uma região próxima a Xangai famosa por suas belezas naturais.




Onde você encontra essas maravilhas? Tudo na La Lampe!
www.lalampe.com.br