terça-feira, 18 de novembro de 2014

Bem pensado




Para dar vida nova a sede do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo – Sinicesp, no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o arquiteto Rodrigo Sobreiro escolheu duas soluções exclusivas da Formica®: o TS Exterior e o TS Estrutural
Para revitalizar o imóvel, de 1962, o arquiteto aproveitou apenas as estruturas laterais e, internamente utilizou o TS Estrutural da Formica® para criar e dividir os ambientes. O produto está no forro da recepção, no térreo e nos corredores de circulação no primeiro pavimento, para criar uma ligação da fachada com o interior do projeto. Além disso, as laterais da casa receberam a criação de grandes aberturas de vidro, potencializando a entrada da iluminação natural e a vista para as árvores da propriedade.  
Como a arquitetura original da casa tem traços modernistas, Sobreiro procurou manter essas características, com o menor número de intervenções. Isso foi possível pela tecnologia do TS Estrutural. Por ser um laminado compacto, robusto e autoportante, o produto foi especialmente desenvolvido para aplicações que dispensam o uso de materiais de base para sua sustentação. Muito utilizado nesse tipo de projeto, o TS Estrutural possui estabilidade dimensional, alta resistência ao desgaste e ao impacto. É um material que resiste também ao calor, as manchas e a limpeza com produtos químicos domésticos, que não sejam abrasivos. 
Mantendo as características da construção, porém com a necessidade de dar um toque de modernidade na fachada, o arquiteto optou pelo TS Exterior da  no padrão madeirado Acácia (M 472), no acabamento texturizado, que torna o produto ainda mais similar à madeira natural. “O imóvel é da década de 1960, de Julio Neves. Como a casa foi utilizada para diferentes fins, a arquitetura original se perdeu. Resolvemos ‘envelopar’ a fachada e os muros externos com o TS Exterior da Formica®, para dar privacidade e uma cara mais moderna e contemporânea que o Sinicesp queria para a sua nova sede”, conta Sobreiro.  

 Além de ser ambientalmente favorável, uma das vantagens dos produtos é serem bastante flexíveis quanto ao corte e fixação. O TS Exterior e o TS Estrutural são extremamente versáteis. É imensurável a contribuição da Formica® para os arquitetos, pela variedade de produtos desde uso pra design de mobiliário, até o revestimento de empreendimentos de grande porte. Com qualidade e versatilidade em todas as linhas”, explica o arquiteto.

Nenhum comentário: