segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Adiantando








Essa semana começa a Revestir 2016, a chamada Fashion Week da Arquitetura e Construção. 
E o que vem por ai?
A Incepa Revestimentos traz com exclusividade para a Revestir 2016 a Coleção Atelier, assinada pelas artistas Helena Leopardi e Flávia Esperante. Neste lançamento, a azulejaria tradicional ganha nova roupagem, com efeitos óticos e inspirações geométricas, que se apresentam em traços delicados e, ao mesmo tempo, extremamente contemporâneos e autorais. 
As composições limpas e monocromáticas usam apenas o tom de azul cobalto sobre fundo branco, cores tradicionais da azulejaria. Tudo começa com desenhos feitos a mão pelas artistas, que são posteriormente trabalhados em computação gráfica. Depois de finalizados, são transferidos para cada peça por meio de serigrafia indireta. Para garantir a durabilidade, as peças passam por processo de terceira queima. 
Todas as peças têm a medida do azulejo tradicional, de 15,4 x 15,4 cm e são comercializadas em embalagens com 24 unidades, o que permite ousar nas paginações e compor painéis exclusivos. São quatro versões da Coleção Atelier.
No modelo Gota Azul, os contornos orgânicos retratam o efeito constante da gota sobre o solo, em duas variações. Já o Peixe Azul, com ilustração em formato de losango, sugere a paginação de um cardume. O Leque Azul remete à leveza do leque aberto, em duas ilustrações diferentes que trazem a releitura de um acessório tradicional, em traços modernos cheios de suavidade. Já o modelo Alhambra buscou inspiração nos desenhos em mosaico do palácio de Alhambra, em Granada, na Espanha.
 A versão Leque Azul foi finalista no 28º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, de 2014.
Sobre as artistas        
Helena Leopardi é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP - SP e pós-graduada em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, USP – SP.
Flávia Esperante é formada em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade
de São Paulo, PUC - SP e pós-graduada em Museologia pelo Museu de
Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, USP - SP.  Ambas dirigem, desde 2013, o Atelier Leopardi Esperante.


Nenhum comentário: