quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Luminárias...ou arte?






Luminárias não mais somente luminárias...
Não as desenhadas por Jader Almeida. Para ele − um dos designers brasileiros mais respeitados no mundo − a criação de suas luminárias vai muito além do papel funcional que desempenham em um determinado ambiente. Uma peça de design é também uma escultura, interfere na interpretação do espaço inserido e gera reações. 
As luminárias assinadas pelo Jader Almeida possuem estruturas finas e delicadas que se contrapõem ora por desenhos descontruídos criativos, ora contemporâneos, como é o caso da luminária e pendente Penn, que trazem um conjunto de linhas elementares harmonizadas, delicadamente unidas como uma peça de joalheria. A sutileza do produto é complementada pela lâmpada de filamentos que lembram as antigas lâmpadas de Thomas Edison. A pendente, por exemplo, é fixada no teto por uma haste sustentada por contrapeso, pode ser girada e movimentada suavemente para cima e para baixo.
“As luminárias surgiram como complemento da coleção, no qual pude trabalhar um acabamento refinado como se fosse um ourives. Elas estão na fronteira do design, craft e arte. ”, completa o designer catarinense.
A utilização de materiais refinados com acabamentos impecáveis, também se tornou marca registrada do designer - a  Sollos – indústria inovadora produtora de peças de design com alta qualidade –. A maestria na concepção e desenvolvimento dos produtos pode ser vista em todas as peças, desde uma bandeja até uma complexa mesa de jantar.
A luminária Lux está entre os tantos exemplos que representam muito bem a preocupação nos pequenos detalhes. Linhas elementares contemplam a peça que possui um desenho visualmente leve. Seu acabamento é sofisticado e elaborado como em peças de ourivesaria. O efeito de iluminação dependerá da lâmpada escolhida, que pode ser de filamentos aparentes ou half chrome.
“Imagine os componentes mais delicados, como a alça de uma mesa lateral ou uma pequena luminária. O acabamento tem que ser primoroso. As soldas, as uniões, devem ser feitas com o mesmo cuidado que um joalheiro ou ourives tem ao fazer uma joia”, completa Jader Almeida.
Ainda aos 16 anos, o catarinense Jader Almeida teve o primeiro contato com a indústria de mobiliário na empresa LinBrasil, editora da coleção de móveis assinados por conceituados arquitetos e designers, experiência que lhe possibilitou grande entendimento dos desenhos e técnicas de produção. Desde 2004, desenvolve produtos exclusivos para indústrias, tendo como principal parceira a marca Sollos, de Santa Catarina. Em 2013, passa a integrar a equipe de designers da marca alemã ClassiCon. Formado em arquitetura, com peças premiadas nos principais concursos nacionais e internacionais de design, conquista cada vez maior destaque e segue aprimorando seu trabalho com a participação em feiras, exposições, visitas técnicas e cursos em diversos países. Atua também em projetos de arquitetura, desenvolvidos em seu escritório em Florianópolis, SC.
 “Busco a racionalidade, a geometria simples, em formas puras com estética atemporal. Busco criar produtos com valores duráveis. Abordar a herança dos mestres, mas com o olhar para a frente, pensando que as escolhas de hoje serão o reflexo do amanhã. ”

Conheça toda produção de Jader Almeida acessando www.jaderalmeida.com

Nenhum comentário: