sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Guto Requena no Hublot Design Prize




Life Lamp foi criada para representar um ciclo de vida, num objeto sensível composto por diferentes camadas e cuja sombra única resulta numa imagem complexa que expressa os caminhos e surpresas da nossa existência. Três arquivos de áudio foram utilizados na programação de design generativo. O volume dos batimentos do coração acelerado de um bebê ainda na barriga da mãe, o do coração de um adulto com 35 anos e por fim, os batimentos de um idoso de 80anos.





Arquitetura Interativa temporária criada para o Parque Olímpico 2016. Sensores espalhados dentro da pista de dança, captam a música e agitação das pessoas dançando, e assim, movimenta motores com espelhos na fachada do edifício. O resultado é uma arquitetura cinética que hipnotiza as pessoas e transforma o espaço na balada mas animada das Olimpíadas 2016.
Hublot acaba de revelar os finalistas do Hublot Design Prize, prêmio voltado para jovens talentos do design, criado pela marca há pouco mais de três anos. Entre os 7 finalistas dessa 3ª. edição, encontra-se um brasileiro, Guto Requena.
Guto Requena é  arquiteto, baseado em São Paulo, fundador de um estúdio que leva seu nome. É Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP e foi pesquisador do NOMADS. USP durante nove anos. Já ganhou prêmios e expôs suas peças em mais de 20 países ao redor do mundo. Atualmente, no Estúdio Guto Requena, seu foco é a Arte Pública Interativa e sua paixão por mesclar o analógico e o digital.
Sobre o Prêmio: criado em 2015 para celebrar o 10º aniversário do lançamento do modelo icônico - Big Bang - o Hublot Design Prize promove o talento de “designers do amanhã”.
O objetivo do prêmio é criar impulso, trazer o momento chave que preside o destino e o sucesso de uma pessoa. Ou mesmo fazer as vezes de um “trampolim de visibilidade”, um acelerador de carreira. Além de ser uma homenagem ao Big Bang, cujo design emblemático se tornou um sucesso global, um ícone no mundo da relojoaria.
Os principais critérios que orientam a escolha do júri incluem: inovação, criatividade, originalidade dos projetos apresentados; escolha dos materiais; qualidade da execução; viabilidade e sustentabilidade dos projetos; utilidade e o valor das criações. Da Nigéria ao Japão, da Colômbia à Suíça, o Hublot Design Prize revela as novas caras do design.


Nenhum comentário: