![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUQTyJiZq72ch0FcKWHrV7vPk4Q3bE7Et-2KKcJtzNJ3BXprb0-RK1fgBYcnWi7Wi1_DpjNTt_W8uHZSQONRFdxbG5pjsMuC0WzADDlkxA9Ids7_Lp7mieIrWmomzQQAYFrcbuPgMMUTE/s400/Havana.5.jpg)
Traz também cenas urbanas de Alexandria (Egito), Varanasi (Índia) e Amã (Jordânia), que enfocam a construção civil e ruas comerciais desses lugares, além de três exemplos do ensaio realizado por Polidori em Nova York, nos anos 1980, quando registrou o interior de apartamentos atacados por vândalos. Naquela época, grupos de jovens costumavam invadir e depredar apartamentos em que o morador, quase sempre um idoso solitário, havia recentemente morrido. Essa situação foi a primeira a despertar no artista a vontade de registrar com sistemática os resultados materiais de um acontecimento violento. São as únicas imagens da exposição mostrando a cidade de Nova York, onde Polidori vive e trabalha, no entanto revelam de maneira exemplar os interesses que envolvem seu trabalho.
Robert Polidori nos mostra nestas 39 fotografias expostas como o mundo destroçado pode ser belo, sem, no entanto, deixar de causar um profundo mal estar. Os mesmos detalhes que criam imagens de uma beleza estonteante, mas que em nenhum momento é apaziguadora, registram em nossa memória o porquê dessas diferentes tragédias.
Nascido em Montreal, Canadá, em 1951, Robert Polidori vive e trabalha em Nova York. Entre 1998 e 2007, trabalhou como fotógrafo da revista The New Yorker, colaborando regularmente também para publicações como Geo, Architectural Digest Germany, Nest Magazine, Newsweek e Vanity Fair. Polidori realizou diversas exposições coletivas e individuais, entre as quais se destaca New Orleans after the Flood, no Metropolitan Museum of Art, Nova York, em 2006.
Serviço:
Exposição: “Robert Polidori. Fotografias”
Abertura: 6 de outubro
Visitação: 7 de outubro a 12 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Site: www.mcb.org.br
Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727 Jardim Paulistano São Paulo
Visitas orientadas: 3032-2564 agendamento@mcb.org.br
Classificação indicativa: livre
Comentários