Construir. Este é o verbo que melhor resume o espírito do Airu, comunidade virtual de produtos criativos e autorais. Airu aposta na produção autoral, nos valores de consumo humano e na importância do relacionamento para crescer em um mercado que movimenta 52 bilhões de reais ao ano, segundo o instituto Vox Populi.
O site foi criado em novembro de 2011 pela alemã Rocket Internet. A empresa, responsável por outros modelos de sucesso em e-buisness, como Groupon e Dafiti, oferece agora uma oportunidade de negócio para os 8 milhões e meio de artesãos do Brasil. E fez um bom negócio.
O Airu, diferentemente de outros sites do gênero, está além do e-commerce. Em cinco meses de existência o site conta com uma comunidade de aproximadamente 500 mil pessoas. Seu sucesso vem da preocupação com a experiência tanto do artesão como do consumidor. Quem anuncia não precisa se preocupar com assuntos operacionais, como pagamentos e custo da logística de entregas. É uma forma de incentivar a arte desses anunciantes e estimular o empreendedorismo.
O site da Airu tem uma interface fácil de usar. E a assistência é completa. Oferecem a estrutura de comunicação, destacam produtos em seu blog e nas redes socais (só no Facebook, temos mais de 240 mil fãs) e investem em ações de marketing digital para garantir mais visibilidade.
Um bom exemplo são as peças da designer Juliana Curi que mora em São Paulo (SP). Suas almofadas trazem a brasilidade em forma de cores e desenhos. E já são um sucesso absoluto! Espia lá!
E siga a Airu!
Comentários