E hoje é dia de Fernando Mendes por aqui. Fernando Mendes de
Almeida nasceu em 1965, cursou Desenho Industrial na Escola de Belas Artes da
Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Arquitetura e Urbanismo nas
Faculdades Integradas Bennett . Trabalhou no escritório de Sergio Rodrigues por sete anos, entre 1993 e 2000. Precisa dizer mais?
E o que tem para mostrar?
A cadeira Rê foi desenhada para Renata, mulher de Fernando. Seu
grande desafio foi encontrar uma estrutura funcional, confortável, delicada e,
mais importante que tudo, uma estrutura que fosse bela e feminina, e não havia
chance de errar! Na finalização da cadeira, um imprevisto. Ao montar o assento
e o encosto nas posições idealizadas no projeto, o designer percebe que a
cadeira tinha um ar comum. A solução veio da inversão da posição do assento -
jogando para a frente a borda que era originalmente para trás. A peça ficou
mais graciosa, e então o mesmo foi feito com o encosto... mais uma boa surpresa
e a cadeira estava pronta!
Já o banco Antonio é pequeno e
leve, construído somente com peças torneadas: assento, três pés e duas
travessas. Com altura de 43 cm, semelhante à altura do assento de uma cadeira,
é uma peça coringa que pode ser usada para mais um lugar à mesa, apoio para o
jornal ao lado da poltrona ou para apoiar os pés. O furo no centro do assento
funciona como a alça para carregar o banco. O nome foi escolhido em homenagem
ao exímio torneiro português Antonio Fernandes da Rocha, que por mais de dez
anos fez todo o serviço de tornearia das peças do designer.
Apaixonado pelos
encaixes da marcenaria, Fernando Mendes desenhou uma poltrona que evidenciava
um dos mais clássicos, o malhete, ou rabo de andorinha, normalmente
utilizado nas gavetas. Criou uma peça que trazia o encaixe na frente, em
destaque, unindo o pé dianteiro com o braço. O restante da poltrona foi
conseqüência desse ponto de partida. Um dia, apresentou os esboços da poltrona
para um casal de clientes, Mary e Zuenir Ventura, que
aprovaram e encomendaram o primeiro par. Estava batizada a poltrona: Ventura.
Em comum? Quase uma escultura, dessas que a gente se pega pensando: design...ou arte? Ah, as peças são todas em madeira maciça.
Comentários