segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Trend 2019: imperfeito em alta!



  


Quer saber do quem vem por ai?

No passado, a uniformidade dos revestimentos cerâmicos, com suas formas simétricas e esmaltação regular, eram a regra e sinônimo de sofisticação. Hoje, no entanto, a norma vem mudando e há uma valorização por peças diferenciadas com assimetria irregular.

“As pessoas estão sempre em busca da personalização, por isso, cada vez mais, temos que oferecer peças únicas e inovadoras para que os revestimentos sejam os protagonistas dos projetos”, explica Francine Nuernberg, arquiteta da Portinari.

A profissional conta que até a esmaltação dos revestimentos mudou com o passar do tempo. “Hoje está em alta a procura por revestimentos feitos com a técnica de esmalte escorrido que remete às cerâmicas artesanais, cujo esmalte é despejado de maneira não uniforme, tornando os produtos diferenciados e exclusivos”, frisa.

De acordo com Francine, a técnica levada aos revestimentos cerâmicos garante mais identidade, já que não seguem uma simetria, atribuindo singularidade ao detalhes e valorizando, assim, as formas. “A procura por produtos desse tipo cresce a cada dia, ao mesmo tempo em que cresce a tendência em apreciar a “imperfeição” na decoração”, conclui a profissional.

Dá só uma olhada em alguns revestimentos da Portinari, fabricados com a técnica do esmalte escorrido:







Coleção Allegro
As peças da coleção, desenvolvidas nas medidas 20x20cm, apresentam cores monocromáticas e desenhos inspirados em diferentes perspectivas, como lápis, dardos, casas e pixel de computadores. A irregularidade dos desenhos e as diferentes cores das peças dessa coleção transformam os ambientes.



Coleção Versos 
Desenvolvida nas medidas 8x25cm, a coleção traz peças brilhantes e com cantos desgastados. Os jarros, pratos e peças clássicas, brilhantes e com os cantos desgastados feitos em cerâmica até hoje dão charme e encanto a muitas decorações. Um verdadeiro poema. Nessa proposta, a coleção Versos reflete um olhar artesanal. A peça passa a impressão de ter sido feita de forma manual, já que a técnica faz com que o esmalte escorra pelas bordas, causando a aparência de antiguidade com o uso de cores perfeitamente imperfeitas.



Nenhum comentário: