Brasilidade e Candido Portinari na CasaCorSP









Com projeto multifuncional que oferece uma atmosfera calorosa e de boas-vindas, o escritório Weiss Arquitetura, de Tide Junqueira e Barbara Garcia de Carvalho, estreia na CASACOR SP 2019  assinando o espaço "Hall Senhora das Águas", inspirado nos rios brasileiros e na Iara, sua protetora. Com muito aconchego e requinte, o visitante pode recarregar as energias e se inspirar nos 25m² do hall. O projeto tem como ponto de partida o desenvolvimento sustentável e valorização das características do prédio tombado, que é belo por si só.

A brasilidade está presente em elementos naturais como madeira, palhinha, couro, muito verde, azul e branco, especialmente no aparador delicadamente revestido pela coleção Bailarinas de Portinari, inspiradas nas bailarinas de Carajás, inúmeras vezes representadas nas obras de Cândido Portinari. Com formato triangular, a coleção, a primeira a homenagear o artista que inspirou o nome da marca Portinari, traz três peças de diferentes cores, que foram mescladas entre si, criando uma paginação diferenciada.

Candido Portinari foi o artista plástico brasileiro que mais ilustrou a brasilidade. As suas obras retratam a pureza da sua infância e o comprometimento com o seu país. Para a coleção Bailarinas de Portinari, foi buscada a semelhança entre as obras do mestre para que as peças pudessem retratar o sentimento do artista. As duas obras das Bailarinas de Carajá pintadas por Portinari, além da brasilidade têm os triângulos, desenhos tribais e cores em comuns. A coleção com peças em triângulos equiláteros conta com seis cores, dois desenhos e uma textura que lembra as delicadas telas. A escolha pelo formato, usado por Portinari para ilustrar as bailarinas, reforça o potencial de auto expressão, criação e estimula a continuidade da obra do artista em pisos ou paredes.


CASACOR São Paulo 
Jockey Club de São Paulo
 28 de maio e 4 de agosto de 2019


Comentários