Quarto montessoriano? Veja as dicas da Cia do Movel


O quarto montessoriano tem a premissa de ser acessível para o bebê e não para os adultos. Ele segue uma linha de desenvolvimento pedagógico da renomada educadora italiana Maria Montessori, que prioriza o desenvolvimento natural das crianças na conquista da sua autonomia, incentiva a independência e a liberdade do bebê.
A proposta é que o ambiente incentive o desenvolvimento da criança e que proporcione maior autonomia em relação a suas escolhas e iniciativas. Com o tempo, os pais percebem  o quanto as crianças são capazes de fazer escolhas no dia a dia de forma adequada ao seu ritmo de aprendizagem e, consequentemente, dentro do seu processo natural de crescimento.
É bem provável que você já tenha visto fotos e referências sobre como adaptar o ambiente, mas para ajudar os papais na escolha de móveis e objetos, separamos as premissas básicas de quarto montessoriano: acessibilidade, dando liberdade e independência para o usuário ( cama baixa, armários acessíveis, cabides com altura ideal, etc.); segurança ( pontas arredondadas, resistência, tudo dentro da ABNT); experiências sensoriais ( muito aprendizado por estímulos visuais, texturas, propostas lúdicas) e tudo de acordo com  a idade, acompanhando o crescimento da criança. 
Se o assunto interessa, visite a Cia. do Móvel que tem várias linhas dentro do conceito, para todos os gostos. Como o beliche Young, entre outros.

Comentários