Mula Preta: um pouco da Design Week de Londres 2020 ao nosso alcance






A Design Week de Londres, que aconteceu em março, antes do isolamento mundial, trouxe tendências que se pode ver em lançamentos nacionais, aqui separados pela Avesani Comunicação, de São Paulo. 

Mas que tendências foram as ressaltadas? Valorização do que é artesanal e manual, o que nos leva à mais uma tendência, a da inspiração no que é local, além da natureza contemporânea, que traz a natureza de uma forma mais planejada, desenhada. E,por fim, sustentabilidade - que não chega a ser uma novidade mas, sim, quase uma unanimidade no mundo todo. Separamos por tipo de produto, aqui divididos em vários posts ao longo das longas semanas que vem por ai. 

Vamos lá? Vamos começar com peças da Mula Preta Design



O formato orgânico das dunas que circundam Natal inspirou o desenho da poltrona Duna. Ela foi fabricada com madeira tipicamente brasileira (freijó) que também tem os nuances de cores das areias da região. A peça (2013) ganhou os prêmios internacionais A' Design Award Gold e Good Design Chicago e foi concebida para a Tissot




A poltrona Pião remete às sensações da infância. Uma mensagem clara de que um pião gigante pode manter a conversa entre humor, design e arte. Essa foi a ideia por trás dessa criação: estabelecer uma conexão entre o usuários e as emoções. Criada em 2017 em couro e madeira,  as inspirações são claramente o famoso objeto/jogo. Todos estamos de um certo modo relacionado com a ele, e a ela provoca muitas sensações, talvez as mais emotivas da infância. Levou o A' Design Award.




A Centopéia (2013), que também recebeu o prêmio A' Design Award, foi concebida com a inspiração no inseto exótico de mesmo nome, que habita a floresta tropical brasileira. Feito de madeira entalhada é um projeto incomum e divertido e ainda traz um aspecto dinâmico, proporcionado pelo posicionamento das 100 pernas.

Comentários