Começamos com o cobogó desenvolvido pelos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio e pelo artesão Itamácio dos Santos, distribuído pela Pointer. Um projeto de sustentabilidade ambiental e social usando como ferramentas o design e o artesanato. Conchas de sururu se transformam em cobogó - ou elemento vazado e suas mil e uma utilidades - , valorizando as características culturais e melhorando a qualidade de vida de membros de uma comunidade carente em Maceió (AL).
O Cobogó Mundaú surgiu da necessidade de elaborar uma solução criativa e sustentável para um problema sanitário das comunidades de Vergel do Lago. A pesca de sururu, um molusco, atividade tradicional e importante da economia local e considerado patrimônio cultural imaterial de Alagoas, gera resíduos - mais de 300 toneladas de cascas por mês. Uniram-se, então, o Instituto A Gente Transforma, criado por Rosenbaum, e o projeto Maceió Mais Inclusiva Através da Economia Circular para trabalhar em uma solução viável para o reaproveitamento desses resíduos. O designer alagoano Rodrigo Ambrosio também se juntou à empreitada, e uma ideia de Itamácio dos Santos deu o ponto de partida. Assim nasceu o Mundaú, distribuído pela Pointer.
O processo criativo utilizou uma metodologia desenvolvida pelo Instituto conhecida como Design Essencial, que incentiva comunidades a valorizar a própria cultura, pensando em produtos que exaltem aspectos culturais locais e tenham grande potencial de vendas.
Que seja um ano de aprendizados!
Joyce Diehl
Comentários