Muita gente confunde porcelanatos e outros revestimentos decorados com ladrilho hidráulico. Mas podemos dizer que eles tem muito pouco em comum, além do uso.
O ladrilho hidráulico é uma placa de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos com superfície de textura lisa, com alta resistência ao desgaste. Pode ser usado para pisos - internos e externos - e paredes, inclusive fachadas. Seu nome vem da própria fabricação, onde a cura das peças se dá com agua. Ou seja: não passa por processo de queima como outro revestimentos cerâmicos, inclusive o porcelanato. Por isso tem limitação de formato, sendo produzido em 20 x 20cm - e vem se reinventando nas novas coleções - , com espessura variável de 18 a 20mm. Vale lembrar que é um produto artesanal, feito um a um, à mão, dando aquele charme todo especial. E abrindo o leque de escolhas de desenhos e cores.
Assim como os ladrilhos hidráulicos, que podem permanecer inalterados por muitos anos - alguns ainda presentes e intactos em casarões centenários - os fabricantes também têm tradição. A Fábrica de Mosaicos, de Pelotas (RS), por exemplo, produz essas maravilhas desde 1914. Oferece mais de 300 modelos com padrões geométricos, florais, art déco, art nouveau e até desenhos contemporâneos, caindo no gosto de muitos arquitetos.
Cores? Escolha à vontade, usando de toda a sua criatividade - inclusive para desenhos originais. Não a toa são tão inspiradores para porcelanatos de ultima geração. Mas seguem inigualáveis.
Comentários