Araucari completa 30 anos de DNA de design sustentável





Quando no Brasil o conceito de sustentabilidade no design ainda engatinhava, surgia a Araucari, sob inspiração do engenheiro agrônomo Ricardo Afiune, entusiasta das formas e matérias primas vindas da natureza. Afiune tornou-se designer de mobiliário, interessado em desenvolver peças atemporais e que preservassem nossas florestas. 

“Desde as primeiras peças utilizei como elemento principal a curvatura natural dos galhos da Araucaria angustifolia que caiam na área de reflorestamento que era de minha família. Com estes projetos batizei meu negócio de Araucari”, relembra Ricardo.        

Destaco o Banco Folha, inspirado nas folhas de uma seringueira.  Em madeira e aço carbono, tem 250 cm largura e 80 cm profundidade. Já o Banco Piano é feito de sobras de madeira formando um “teclado”. Tem 250 cm largura e 60 cm profundidade.

Hoje, 30 anos depois, a empresa é uma das mais conceituadas no Brasil em mobiliário para áreas externas de parques, áreas públicas, empreendimentos institucionais, corporativos e residenciais, como Instituto Inhotim, Jardim Botânico RJ, SESC SP, Google, entre outros, além de renomados escritórios de arquitetura, paisagismo e interiores com suas peças de design único, além do consumidor final.

Afiune também lançou um novo Projeto, o Estúdio Okko (@estudiookko), focado em cabanas de até 40mt2, construídas com madeiras reflorestadas e certificadas, de baixo impacto ambiental a um custo bastante razoável. As cabanas ou tiny houses tem foco nas pessoas que procuram um estilo de vida sustentável, que preza a natureza.





@araucaridesign

@estudiookko

Comentários